Erik marca ainda no primeiro tempo, Verdão segura pressão do Inter neste domingo, pela 15ª rodada do Brasileirão, e vai a 32 pontos na tabela; triunfo é o primeiro do Verdão no Beira-Rio em 19 anos
A estreia de Falcão no comando do Inter era motivo para deixar em polvorosa os colorados no Beira-Rio, neste domingo, diante do Palmeiras, pela 15ª rodada do Brasileirão. À beira do campo, o ídolo ostentou a costumeira elegância em gestos, orientações e postura. Exibiu sua classe habitual, que não pode ser vista por sua equipe dentro das quatro linhas. O Colorado até lutou e tentou implantar algumas valências almejadas pelo treinador. Mas não foi páreo para o líder do campeonato. Gabriel Jesus não brilhou, como de costume. Mas Erik decidiu e anotou o gol da vitória por 1 a 0, que consolida a liderança isolada do Verdão no Nacional. De quebra, rompeu um tabu de 19 anos sem triunfos no reduto colorado.
Motivado pela estreia do ídolo Falcão, os colorados entraram em campo imbuídos da filosofia do treinador, de toques curtos e aproximação. Aboliram os chutões, mas tampouco tiveram efetividade, diante de um Palmeiras que soube fazer funcionar seu sistema com marcação alta. O Verdão neutralizou o Colorado e dominou a primeira etapa com chances de gol e efetividade. Erik que o diga. O atacante aproveitou falha da zaga do Inter, que ficou estática dentro da área após cruzamento de Cleiton Xavier e desvio de Gabriel Jesus, para abrir o placar no Beira-Rio. A partir daí, os palmeirenses seguiram com o controle do jogo, com chances de perigo e sem passar trabalho com as investidas rivais.
O Inter voltou a campo com Valdívia no lugar de Andrigo. A alteração tornou a equipe mais incisiva. O Colorado exerceu pressão sobre o Palmeiras, mas com efetividade quase nula. Fernando Prass, por exemplo, executou apenas uma defesa na partida. Com a postura mais ofensiva, a equipe deu brechas ao Verdão, que também levou perigo. Nenhnum dos dois, porém, conseguiu balançar as redes para alterar o marcador.
Com a derrota – a quinta seguida no Brasileirão – o Inter cai para a momentânea 10ª colocação e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-MG. O Palmeiras, por sua vez, se consolida na liderança isolada com 32 pontos e ainda abre vantagem de três pontos para o Corinthians. O Colorado volta a campo no próximo domingo, às 11h, quando encara a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, pela 16ª rodada. No mesmo dia e horário, o Verdão recebe o Atlético-MG na Arena Palmeiras.
Na despedida de Gabriel Jesus, quem brilhou foi Erik. Claro, com uma ajudinha do camisa 33 e também da zaga colorada. Logo aos 10 do primeiro tempo, Cleiton Xavier avançou pela direita e cruzou na direção de Jesus. Sem conseguir o domínio, o garoto apenas escorou para o meio da área. William e Paulão ficaram estáticos, e Erik surgiu nas costas da zaga para empurrar no cantinho, sem chances para Marcelo Lomba.
Na despedida de Gabriel Jesus, quem brilhou foi Erik. Claro, com uma ajudinha do camisa 33 e também da zaga colorada. Logo aos 10 do primeiro tempo, Cleiton Xavier avançou pela direita e cruzou na direção de Jesus. Sem conseguir o domínio, o garoto apenas escorou para o meio da área. William e Paulão ficaram estáticos, e Erik surgiu nas costas da zaga para empurrar no cantinho, sem chances para Marcelo Lomba.
O resultado, por óbvio, não foi o almejado, mas o Inter já apresentou alguns elementos do futebol pretendido pelo estreante Falcão. Mesmo com o revés, foi possível ver a equipe atuar de forma compacta, com aproixamação e toque de bola. Claro, a mecânica ainda precisa evoluir, com mais efetividade, e o próprio treinador sabe disso. À sua maneira, o ídolo colorado marcou presença constante à beira do campo neste domingo, com orientações aos atletas. Não à toa. Será preciso reverter uma conjuntura mais do que negativa: são sete jogos sem vencer, com cinco derrotas seguidas – seis no total – e um empate.
Do outro lado, o Palmeiras exibiu futebol de líder para construir a vitória numa primeira etapa em que soube marcar o Inter sob pressão e neutralizar as investidas rivais até chegar ao tento de Erik. No segundo tempo, foi preciso segurar a pressão colorada para chegara a um triunfo histórico: o Verdão não vencia o Colorado no Beira-Rio há 19 anos. Desde 6 de dezembro de 1997, quando aplicou o mesmo 1 a 0 deste domingo.
Resultado à parte, Inter e Palmeiras agora contabilizam baixas devido aos Jogos Olímpicos. Neste domingo, Rodrigo Dourado e William se despediram do Colorado, e Gabriel Jesus e Fernando Prass fizeram a última partida pelo Verdão. Agora, o quarteto ruma à Granja Comary, onde iniciama preparação nesta segunda-feira.
Fonte: GE
0 Comentários