As aftas geralmente cicatrizam sozinhas com o tempo. Mas produtos de venda livre, incluindo enxaguantes bucais e géis tópicos, podem aliviar a dor e ajudar a desaparecê-las mais rapidamente.
Este artigo analisa a duração das aftas, qual a melhor (e mais rápida) maneira de curá-las e quando procurar ajuda médica.
Quanto tempo duram as aftas?
As aftas (úlceras aftosas) ocorrem dentro da boca ou na gengiva. Embora possam ser dolorosas e dificultar a fala ou a alimentação, geralmente não causam danos permanentes. A maioria das aftas cicatriza sozinha em algumas semanas.
Diversos remédios caseiros ou produtos de venda livre (OTC) podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização, mas é improvável que algum remédio cure uma afta da noite para o dia.
Muitos remédios caseiros para aftas não são bem estudados, portanto, use-os com cautela. Você também pode entrar em contato com um médico ou dentista se tiver dúvidas.
Tratamento para aftas sem receita
Vários tratamentos sem receita médica podem ajudar a curar aftas. Estes incluem:
anestésicos em gel ou creme que contêm lidocaína para ajudar com a dor e a inflamação
corticosteroides, que podem ajudar com a dor e a cicatrização
anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) contendo diclofenaco, outra opção anti-inflamatória Fonte confiável para o alívio da dor
Se você estiver grávida ou amamentando, considere consultar um médico para verificar se essas opções são seguras para você antes de usá-las.
Enxaguantes bucais para aftas
Um enxaguante bucal comum contendo clorexidina pode ajudar a prevenir a propagação de germes e o agravamento da afta. Também pode ajudar a evitar mais inflamação. No entanto, você deve evitar enxaguantes bucais que contenham álcool, pois podem irritar a afta.
Enxaguantes bucais de venda livre para aftas geralmente contêm lidocaína, um ingrediente que pode ajudar a aliviar a dor da afta. O médico também pode prescrever um enxaguante bucal com receita contendo dexametasona ou lidocaína.
Remédios caseiros para aftas
Além de enxaguantes bucais e produtos de venda livre e com ou sem receita, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar as aftas.
1. Pó de alúmen
O pó de alúmen é feito de sulfato de alumínio e potássio. É frequentemente usado para conservar alimentos e conservar vegetais. O alúmen tem propriedades adstringentes que podem ajudar a reduzir o tamanho dos tecidos e a secar aftas, de acordo com uma pesquisa mais antiga de 2016.
Modo de usar:
- Crie uma pasta misturando uma pequena quantidade de pó de alúmen com uma gota de água.
- Aplique a pasta sobre a afta com leves batidinhas.
- Deixe agir por pelo menos 1 minuto.
- Enxágue bem a boca.
- Repita diariamente até que a afta desapareça.
2. Enxágue com água salgada
Enxaguar a boca com água e sal é um remédio caseiro, embora doloroso, para aftas de qualquer tipo. Pode ajudar a secar aftas.
Modo de usar:
- Dissolva 1 colher de chá (chá) de sal em 1/2 xícara de água morna.
- Mexa a solução na boca por 15 a 30 segundos e depois cuspa.
- Repita a cada poucas horas, conforme necessário.
3. Enxague com bicarbonato de sódio
Algumas pessoas acreditam que o bicarbonato de sódio pode restaurar o equilíbrio do pH e reduzir a inflamação. Pode ajudar a curar aftas.
Modo de usar:
Dissolva 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1/2 xícara de água.
Mexa a solução na boca por 15 a 30 segundos e depois cuspa.
Repita a cada poucas horas, conforme necessário.
O bicarbonato de sódio não faz mal se engolido, mas é muito salgado, então evite engolir.
4. Iogurte
A causa exata das aftas é desconhecida. Algumas podem ser causadas pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlceras estomacais, ou pela doença inflamatória intestinal (DII).
Um estudo de 2020 com camundongos mostrou que culturas probióticas vivas, como Lactobacillus, podem ajudar a erradicar a H. pylori. Em teoria, se qualquer uma dessas condições causou as aftas, consumir iogurte que contenha culturas probióticas vivas pode ajudar. Mas mais pesquisas em humanos são necessárias.
Para ajudar a prevenir ou tratar aftas, consuma pelo menos 1 xícara de iogurte por dia.
5. Mel
O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Pesquisas sugerem que o mel é eficaz na cicatrização de feridas, o que pode incluir a redução da dor, do tamanho e da vermelhidão das aftas. Também pode ajudar a prevenir infecções secundárias.
Para usar, aplique mel na afta quatro vezes ao dia.
A maioria dos méis encontrados em supermercados é pasteurizada em altas temperaturas, o que destrói a maioria dos nutrientes. O mel não pasteurizado e não filtrado, como o mel de Manuka, é menos processado e retém suas propriedades cicatrizantes.
Não dê mel a bebês menores de 12 meses de idade, pois pode causar botulismo infantil.
6. Óleo de coco
Pesquisas de 2019 sugerem que o óleo de coco possui propriedades antimicrobianas devido à sua alta concentração de ácido láurico. Ele pode ajudar a tratar aftas causadas por bactérias e prevenir sua disseminação. O óleo de coco também é um anti-inflamatório natural e pode ajudar a reduzir a vermelhidão e a dor.
Para usar, aplique óleo de coco generosamente na afta. Reaplique várias vezes ao dia até que a afta desapareça.
7. Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio promove a cicatrização de aftas, limpando-as e reduzindo as bactérias presentes na boca.
Modo de usar:
- Dilua uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% com partes iguais de água.
- Mergulhe um algodão ou cotonete na mistura.
- Aplique a mistura diretamente na afta algumas vezes ao dia.
- Você também pode usar peróxido de hidrogênio diluído como enxaguante bucal. Bocheche o enxaguante bucal por cerca de um minuto e depois cuspa.
8. Leite de magnésia
O leite de magnésia contém hidróxido de magnésio. É um neutralizador de acidez e laxante. Quando usado por via oral, pode alterar o pH da boca, impedindo a proliferação da afta. Também pode revestir a afta para ajudar a prevenir a irritação e aliviar a dor.
Não há muitas pesquisas sobre o uso do leite de magnésia para aftas, mas algumas pessoas o recomendam.
Modo de usar:
- Aplique uma pequena quantidade de leite de magnésia na afta.
- Deixe agir por alguns segundos e depois enxágue.
- Repita até três vezes ao dia.
9. Compressa de camomil
A camomila é usada como remédio natural para curar feridas e aliviar dores. A camomila alemã (Trust Source) contém dois compostos com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas: azuleno e levomenol. Um sachê de chá de camomila pode servir como compressa para aliviar aftas.
Para usar, aplique um sachê de chá de camomila úmido na afta e deixe agir por alguns minutos. Certifique-se de que o sachê não esteja muito quente antes de usá-lo. Você também pode enxaguar a boca com chá de camomila fresco e levemente resfriado. Repita de três a quatro vezes ao dia.
10. Equinácea
As propriedades cicatrizantes e de fortalecimento imunológico da equinácea podem ajudar a curar aftas ou prevenir sua formação.
Modo de usar:
Adicione cerca de 1 colher de chá de equinácea líquida a partes iguais de água morna.
Bocheche a solução por cerca de 2 minutos.
Cuspa ou engula a mistura.
Enxaguar a boca com chá de equinácea pode ter efeitos semelhantes. Repita qualquer um dos tratamentos até três vezes ao dia.
11. Sálvia
Tradicionalmente, o chá de sálvia é usado para tratar inflamações na boca. O enxaguante bucal de sálvia funciona como um enxaguante bucal geral para muitos problemas bucais. Possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes. Também pode ajudar a aliviar a dor.
Você pode encontrar enxaguante bucal de sálvia na maioria das farmácias e usá-lo conforme as instruções. Ou você pode fazer seu próprio enxaguante bucal de sálvia:
- Adicione água fervente a 1 a 2 colheres de chá de folhas frescas de sálvia.
- Deixe em infusão por pelo menos 5 minutos.
- Coe e deixe a solução esfriar.
- Bocheche o enxaguante bucal por alguns minutos.
- Engula o enxaguante ou cuspa.
12. Enxaguante bucal DGL
O enxaguante bucal DGL contém alcaçuz desglicirrizinado (DGL), um extrato de alcaçuz à base de ervas. De acordo com uma pesquisa de 2022, ele pode reduzir a dor e o tempo de cicatrização em pessoas com aftas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Algumas pessoas também o utilizam como remédio natural para úlceras estomacais. O DGL está disponível em forma de suplemento, que pode ser usado para fazer enxaguante bucal.
Modo de usar:
- Misture o pó de uma cápsula de DGL (200 miligramas) com 1 xícara de água morna.
- Bocheche a solução por cerca de 3 minutos.
- Cuspa.
O DGL também está disponível como um adesivo bucal para ajudar a reduzir aftas. Aplique o adesivo na afta e deixe agir por pelo menos 30 minutos.
13. Enxaguante bucal de vinagre de maçã
O vinagre de maçã (ACV) é considerado uma cura para quase tudo, incluindo aftas. Como o ACV tem propriedades antibacterianas (Fonte Confiável), algumas pessoas acreditam que ele pode reduzir as bactérias na boca que podem irritar a afta. Mas o tratamento é controverso, pois alimentos ácidos podem causar ou piorar as aftas em algumas pessoas. Use com cautela.
Modo de usar:
- Misture 1 colher de chá de ACV e 1 xícara de água.
- Bocheche essa mistura por 30 segundos a 1 minuto.
- Cuspa e enxágue bem a boca.
- Repita diariamente.
Muitos sites sugerem a aplicação de ACV diretamente na afta com um cotonete. Essa abordagem pode acelerar o tempo de cicatrização em algumas pessoas, mas, para outras, pode causar dor e irritação adicionais.
De qualquer forma, é importante enxaguar a boca após usar ACV para evitar danos ao esmalte dos dentes.
14. Pastilhas de zinco
Se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, as aftas podem se proliferar. O zinco é um mineral que auxilia na função imunológica. As pastilhas de zinco podem ajudar o seu sistema imunológico a combater as bactérias que causam as aftas. Também podem acelerar o tempo de cicatrização.
As pastilhas de zinco estão disponíveis online e na maioria das farmácias. Elas podem conter outros ingredientes, como equinácea. Geralmente, você dissolve uma na boca. Verifique as instruções do fabricante para saber com que frequência você deve usá-la.
15. Suplemento de vitaminas do complexo B
Você pode ter aftas com mais frequência se sua dieta for pobre em vitamina B12. No entanto, não está claro exatamente como a vitamina B12 cura as aftas.
De acordo com um estudo de 2009, participantes que tomaram 1.000 microgramas de vitamina B12 diariamente apresentaram menos surtos de aftas, menos aftas em geral e menos dor do que aqueles que tomaram placebo. Mais pesquisas atuais ainda são necessárias para validar isso.
Outras vitaminas do complexo B também podem ajudar. Um suplemento de vitaminas do complexo B contém todas as oito vitaminas do complexo B, incluindo a B12. Suplementos de vitaminas do complexo B podem causar efeitos colaterais, portanto, consulte um médico antes de usar.
16. Geada de melancia
A medicina tradicional chinesa sugere que a geada de melancia pode tratar aftas. Mas mais pesquisas sobre a geada de melancia ainda são necessárias para determinar se é um remédio seguro e eficaz.
Você pode encontrá-la em:
Aplique diretamente na ferida para aliviar a dor e acelerar a cicatrização.
Você pode comprar geada de melancia em uma loja de ervas asiáticas ou online, ou fazer a sua própria.
Quando procurar ajuda para aftas
A maioria das aftas não é motivo de preocupação. Raramente deixam efeitos colaterais duradouros. Ainda assim, algumas aftas justificam uma consulta médica ou odontológica.
Consulte um profissional de saúde se apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:
- A afta tiver mais de 1 a 3 centímetros de tamanho.
- Você tiver múltiplas aftas.
- Novas aftas se formam antes que as antigas cicatrizem.
- A afta não cicatriza após 2 semanas.
- A afta se espalha para os lábios.
- A afta causa dor extrema.
- A afta torna a ingestão de alimentos ou bebidas intolerável.
- Você também tiver febre.
Considere entrar em contato com um médico ou dentista se a afta for causada por um dente serrilhado ou afiado ou por um instrumento de higiene bucal.
Perguntas frequentes sobre aftas
Como curar uma afta rapidamente da noite para o dia?
Não existe um remédio para aftas que se resolva da noite para o dia. Mas o uso de tratamentos sem receita, incluindo produtos sem receita e remédios caseiros como bicarbonato de sódio, pode auxiliar na cicatrização e reduzir a dor.
O que causa uma afta?
Você pode desenvolver aftas devido a uma lesão na boca, como morder a parte interna da bochecha, uma infecção viral, estresse ou outra condição de saúde, como uma alergia alimentar. Você pode ter maior probabilidade de desenvolvê-las se tiver certas deficiências vitamínicas.
Qual é o melhor medicamento para aftas?
As aftas podem desaparecer sozinhas, mas as opções de tratamento sem receita, incluindo enxaguantes bucais e géis contendo lidocaína, podem reduzir a dor e as bactérias bucais, além de auxiliar na recuperação.
O sal ajuda com aftas?
Fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a secar as aftas, mas provavelmente causará dor. Você também pode gargarejar com um enxaguante bucal sem receita.
Para viagem
As aftas geralmente desaparecem sozinhas. Mas certos enxaguantes bucais e géis tópicos podem aliviar a dor e ajudá-las a desaparecer mais rapidamente.
Mas se você tiver uma afta grande, múltiplas aftas, aftas que não desaparecem ou estiver com dor extrema, pode ser melhor consultar um médico.
0 Comentários