Antes de mais nada, se você é muito fã do Chaves e fica com medo facilmente, tome cuidado. Por mais que isso seja apenas uma teoria, ela causa alguns arrepios durante a leitura. Preparados? Então se liga, pois agora você vai conhecer a Teoria perturbadora do Chaves!
Quem criou esta teoria foi o doutor em História e pós-doutor em poéticas visuais, André Luiz, que afirma que a vila do Chaves é uma alusão para o inferno. Como? Vamos explicar!
1 – Chaves é um garoto que morreu e está no inferno.
O seriado é chamado “El Chavo Del Ocho”, o que significa “Chaves do Oito”. A teoria cita que oito, se escrito na horizontal, simboliza o infinito.
Logo, isso provaria a morte do Chaves, e ele seria um garoto a vagar eternamente no inferno, que é a vila.
Isso também explicaria as infinitas repetições do Seu Barriga cobrando sempre os 14 meses de aluguel, e não 15 e posteriormente 16. O tempo não passa no inferno…
2 – O cenário
A análise cita que o cenário da vila mostra explicitamente que é o inferno.
Tudo é confuso, pequeno, e a porta do local sempre leva a lugares pequenos e diferentes, como barbearia, a sala de aula ou um restaurante.
3 – Os personagens e os pecados capitais
Esta é a parte mais bizarra de todas, e claro, a mais aterrorizante. Cada personagem simboliza um pecado capital. Veja a lista:
- Chaves: Gula
Senhor Barriga: Ganância
Quico: Inveja
Seu Madruga: Preguiça
Professor Girafales e Dona Florinda: Luxúria
Chiquinha: Ira
Dona Clotilde: Vaidade
4 – Jaiminho é um médium
Segundo a teoria, todas as cartas do Jaiminho são psicografias. Ele leva mensagens dos familiares que querem se comunicar com os mortos da vila.
0 Comentários