Gargarejar com água salgada pode ajudar a aliviar a dor de garganta e os sintomas de doenças que afetam a boca e a garganta. Você pode fazer um gargarejo de água salgada em casa.
Dor de garganta e aftas são condições comuns que a maioria das pessoas enfrenta. Embora farmácias e outras lojas vendam enxaguantes bucais medicamentosos e produtos similares, algumas pessoas preferem gargarejos com água salgada e outros remédios caseiros.
Neste artigo, discutimos o que são gargarejos com água salgada e quais condições eles podem ajudar a tratar e prevenir. Também abordamos como fazer e usar um gargarejo com água salgada, bem como os riscos e considerações.
Usos
Gargarejos com água salgada podem ser eficazes no tratamento de dores leves, desconforto e cócegas na boca e na garganta. Discutiremos abaixo algumas das condições que os gargarejos com água salgada podem ajudar a tratar e prevenir.
Dor de garganta
Gargarejos com água salgada podem ser uma maneira eficaz de aliviar o desconforto causado pela dor de garganta.
Tanto o Instituto para Melhoria de Sistemas Clínicos quanto a Sociedade Americana do Câncer (ACS) recomendam gargarejar com água salgada para aliviar dores de garganta. De acordo com a ACS, o uso regular de gargarejos com água salgada pode ajudar a manter a boca limpa e prevenir infecções, principalmente em pessoas em tratamento com quimioterapia ou radioterapia.
Aftas
Aftas são úlceras dolorosas que podem se desenvolver na boca. Gargarejar com água salgada pode ajudar a aliviar a dor e promover a cicatrização das aftas.
Alergias
Algumas alergias, como a rinite alérgica, podem causar inchaço nas vias nasais e na garganta, o que pode ser desconfortável. Embora gargarejar com água salgada não previna a alergia, pode ajudar a aliviar um pouco o desconforto na garganta.
Infecções respiratórias
Infecções do trato respiratório superior são comuns e incluem resfriados comuns, gripes, mononucleose e sinusites. Algumas pesquisas sugerem que gargarejar com água salgada pode aliviar os sintomas e até mesmo ajudar a prevenir infecções do trato respiratório superior.
Por exemplo, um estudo de 2013 (Trust Source) envolvendo 338 participantes descobriu que aqueles que gargarejaram com água salgada tinham menor probabilidade de desenvolver infecções do trato respiratório superior.
Saúde bucal
Gargarejar regularmente com água salgada pode ajudar a remover bactérias da gengiva, o que auxilia na limpeza e na prevenção do acúmulo de placa bacteriana e tártaro. O acúmulo de bactérias na boca pode levar a doenças gengivais e cáries.
A Associação Americana de Odontologia (ADA) recomenda que as pessoas enxáguem a boca suavemente com uma solução morna de água salgada após um procedimento odontológico. Isso pode ajudar a manter o local da extração limpo e prevenir infecções.
O que é?
O gargarejo com água salgada é um remédio caseiro para dores de garganta e outras causas de dor na boca. Soluções de água salgada são uma mistura simples de água e sal de cozinha e podem ser uma alternativa barata, segura e eficaz aos enxaguantes bucais medicamentosos.
Soluções de água salgada não são bem estudadas. Um pequeno estudo de 2010 com 45 crianças investigou a eficácia de um gargarejo com água salgada e sal e de um enxaguante bucal contendo alúmen.
Os pesquisadores relataram que crianças que usaram um dos gargarejos com água salgada duas vezes ao dia durante 21 dias apresentaram níveis significativamente reduzidos de bactérias na boca, em comparação com crianças que usaram um placebo.
No entanto, o gargarejo com água salgada não foi tão eficaz na redução de bactérias quanto o enxaguante bucal com alúmen. O alúmen, que é sulfato de alumínio e potássio, é um ingrediente ativo em alguns enxaguantes bucais medicamentosos.
Médicos e dentistas frequentemente recomendam gargarejos com água salgada para ajudar a aliviar a dor na boca e na garganta.
Água salgada mata bactérias?
A água salgada pode matar algumas, mas não todas, as bactérias da boca e da garganta. No entanto, soluções de sal podem ajudar a trazer bactérias para a superfície da gengiva, dos dentes e da garganta. Uma vez que as bactérias são trazidas à superfície, parte delas é eliminada quando a pessoa cospe a água salgada.
Receita
Gargarejos com água salgada são fáceis e baratos de fazer. A ADA recomenda adicionar meia colher de chá de sal a 240 ml de água morna e misturar até que estejam combinados.
Uma receita alternativa envolve adicionar bicarbonato de sódio à solução de água salgada. Por exemplo, a ACS Trusted Source recomenda combinar os seguintes ingredientes para fazer um gargarejo com água salgada:
- 1 litro de água
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Como gargarejar eficazmente
Para usar o gargarejo com água salgada:
- Coloque na boca o máximo de solução que for confortável.
- Gargareje a água salgada na parte posterior da garganta.
- Enxágue a boca, os dentes e as gengivas.
- Cuspa a solução.
A pessoa deve tentar gargarejar com a solução de água salgada pelo maior tempo possível. Embora a solução de água salgada seja geralmente segura para engolir, é melhor cuspi-la.
Para máxima eficácia, a pessoa deve gargarejar com água salgada uma ou duas vezes ao dia.
Pessoas em recuperação de procedimentos odontológicos podem usar uma solução de água salgada para enxaguar a boca. No entanto, nos primeiros dias, elas devem enxaguar delicadamente para evitar que as crostas se abram e seguir as instruções do seu dentista.
Riscos e considerações
O gargarejo com água salgada é considerado seguro tanto para crianças quanto para adultos. No entanto, pessoas com dificuldade para gargarejar não devem usar gargarejos com água salgada.
Algumas crianças pequenas também podem não conseguir gargarejar com eficácia. Um pediatra pode aconselhar quando a criança está pronta para gargarejar.
Gargarejos com água salgada são seguros para uso várias vezes ao dia, se desejado, e para a maioria, não há efeitos colaterais. Pessoas com pressão alta ou outras condições médicas que precisam limitar a ingestão de sódio devem consultar um médico ou dentista antes de gargarejar com água salgada.
Pessoas que não gostam do sabor das soluções de água salgada podem tentar adicionar mel ou alho para ajudar a melhorar o sabor.
Resumo
Gargarejar com água salgada pode ajudar a manter a boca limpa e aliviar a dor e o desconforto de dores de garganta, aftas e procedimentos odontológicos. Gargarejar com água salgada é rápido e fácil de fazer e é uma alternativa barata e natural aos enxaguantes bucais medicamentosos.
Uma pessoa pode gargarejar com água salgada com segurança várias vezes ao dia. Normalmente, não há efeitos colaterais. No entanto, pessoas com pressão alta ou que precisam limitar a ingestão de sódio devem consultar um médico antes de gargarejar com água salgada.
0 Comentários