Como identificar um boleto falso

 

O aumento das tentativas de fraude por boleto falso

Nos últimos tempos, com o crescimento das compras online, também tem aumentado as tentativas de fraude por meio de boletos falsos. Quando você realiza uma compra em uma loja física, normalmente utiliza o cartão de crédito ou débito, o que reduz consideravelmente o risco de fraude. No entanto, no ambiente virtual, é preciso estar atento, pois muitas coisas podem acontecer.

Os três pontos a serem analisados em um boleto

Existem três pontos muito importantes que você deve analisar em todos os boletos que receber para identificar se são verdadeiros ou falsos. São eles:

  1. O código do banco
  2. O valor do boleto
  3. O código de barras

O código do banco

Todo boleto possui um código de barras e uma linha digitável. No código de barras, os três primeiros números correspondem ao código do banco. Por exemplo, se o boleto for do Itaú, esse código deve ser 341. É importante estar atento a esse número, pois caso receba um boleto de um banco diferente, é possível buscar a lista de códigos bancários no Google para verificar se corresponde ao emissor do boleto.

O valor do boleto

O valor do boleto deve corresponder ao valor da compra realizada. Mesmo que o valor esteja descrito corretamente no campo "valor do documento", é importante verificar se os cinco últimos dígitos do código de barras também correspondem ao valor da compra. Caso sejam diferentes, é um indicativo de que o boleto é falso.

O código de barras

O código de barras do boleto deve ser legível e não apresentar problemas de leitura. Caso receba um boleto com áreas claras e de difícil leitura nessa região, é importante ficar atento. Na maioria das vezes, ao realizar o pagamento pela internet, utilizamos a linha digitável ao invés do código de barras. Porém, é possível digitar informações diferentes do que foi acordado na compra, o que pode resultar em um pagamento incorreto.

Outras dicas para identificar boletos falsos

Além dos três pontos mencionados acima, existem outras dicas que podem ajudar a identificar boletos falsos. É importante verificar o nome do emissor do boleto e o CNPJ para garantir que corresponda à empresa na qual foi realizada a compra. Também é recomendado procurar por outras informações no boleto que possam indicar uma possível fraude.

Lembrando que apenas essas três dicas não garantem que uma compra seja legítima, mas são um bom ponto de partida para identificar boletos falsos. Caso identifique um boleto falso, é importante denunciar e não efetuar o pagamento. Assim, você ajuda a proteger outras pessoas de cair nesse golpe.

Para mais informações sobre finanças pessoais e empreendedorismo, você pode visitar bolsablindada.com.br

Postar um comentário

0 Comentários