VOCÊ NEM IMAGINA, MAS NÓS VIVEMOS DENTRO DO SOL!

Fatos incríveis sobre o universo
Planeta mais quente não fica mais perto do Sol

Algumas coisas sobre os planetas e o sistema solar aprendemos na escola, outras parecem ser apenas questão de lógica.

Mas, existem alguns fatos científicos tão inacreditáveis, que desmentem o que aprendemos e revelam algumas coisas que jamais poderíamos imaginar. Veja algumas a seguir algumas curiosidades sobre o sistema solar:

Costumam achar que Mercúrio, por estar mais perto do Sol, é o planeta mais quente, e que Vênus, por estar mais distante, é um dos planetas mais frios. Mas Mercúrio, não possui atmosfera para ajudar a manter o calor do Sol no planeta. Já Vênus, além de possuir uma atmosfera espessa, cerca de 100 vezes mais que a da Terra, é composto em grande parte por dióxido de carbono, que permite a energia solar entrar livremente e manter a temperatura constante, cerca de 468 °C, enquanto a temperatura de Mercúrio varia e só consegue chegar em torno de 426°C.

Plutão é menor do que os EUA

A maior distância dentro dos Estados Unidos é em torno de 4,6 mil km, da Califórnia a Maine. O diâmetro de Plutão mede menos da metade desse valor, cerca de 2,2 mil km. O tamanho foi apenas um dos fatores que fizeram o planeta ser rebaixado no status de “planeta” há alguns anos, sendo considerado hoje dentro da categoria dos planetas anões.


Vulcões podem ser feitos de água

Alguns satélites naturais como o Encélado, de Saturno e Triton, de Netuno, possuem vulcões de água. Quando congelada, a água se expande acumula pressões, operando quase como faz o magma. Esse fenômeno existe em pequena escala na Terra, que é conhecido como gêiser: buraco de água que libera jatos fortes de água quente e vapor, depois de ter entrado em contato com magma.

Existem objetos mais longe do Sol do que Plutão

Os chamados objetos transnetunianos, os TNOs, são aqueles que ficam a uma distância do Sol superior à de Netuno. O próprio Plutão pode ser considerada um transnetuniano, mas ainda existem objetos que estão mais distantes do Sol do que ele. Por exemplo, o planeta anão V774104, que é o objeto mais distante do Sol descoberto até o momento de publicação desta matéria.

Elementos da Terra são raros no Sistema Solar

A composição da Terra é basicamente ferro, oxigênio, silício, magnésio, enxofre, níquel, cálcio, sódio e alumínio. Embora esses elementos etejam presente no universo, são encontrados apenas em pequenas quantidades e são ofuscados pelas quantidades de hélio e hidrogênio.

Júpiter possui o maior oceano de todos



Cinco vezes mais longe do Sol do que a Terra, Júpiter retém níveis altos de hidrogênio e hélio quando foi formado. Com essa composição química e com sua massa, o planeta tem altos níveis de pressão que fazem com que o hidrogênio das nuvens retorne à sua forma líquida. O oceano formado em Júpiter não só é o mais largo de todo o sistema solar, como também é o mais profundo, com cerca de 40 mil km.

Nós vivemos dentro do Sol

A atmosfera externa do Sol, a heliosfera, se estende muito além da sua superfície visível. Os planetas orbitam dentro dessa atmosfera, repleta de vento solar, que podem se manifestar arcos de luz, as auroras boreiais, por exemplo. Assim como já foram vistas na Terra, as auroras também já foram vistas em outros planetas, como em Júpiter, Saturno, Urano e até em Netuno. Então, assim como confirmado pela gerente da Nasa,Lika Guhathakurta, sim, vivemos dentro de uma estrela.

Postar um comentário

0 Comentários