O Sorriso de Mona Lisa, Finalmente Desvendado!


A Mona Lisa, com certeza é o trabalho mais notável de Leonardo da Vinci e, muito provavelmente, a obra de arte mais famosa do mundo. Mas porque esta obra de arte provoca tanto fascínio?

Bom a resposta para este mistério deve estar no seu sorriso, sorriso este que intriga estudiosos até os dias de hoje. Ou, pelo menos, intrigava.

Como a obra foi feita
Da Vinci não começou pintar a obra como uma pintura qualquer, incialmente foi necessário fazer um elaborado projeto envolvendo matemática, tudo isso afim de que tudo no quadro tivesse um significado ímpar.

As técnicas utilizadas por da Vinci revelam que, além de um exímio matemático, ele era um excelente observador da biologia humana, isso porque a obra possui cálculos matemáticos precisos para que as pessoas consigam ver o quadro tanto olhando diretamente para ele quanto com a visão periférica.

E mais! A impressão do quadro muda conforme o ângulo de visão que se tem do quadro, vou exemplificar, se você olhar diretamente para ele verá o rosto de Mona Lisa sem maiores segredos, mas se você se movimentar lentamente para qualquer um dos lados terá a impressão que os olhos dela estão te seguindo, isso meus amigos é matemática pura.

Mas como não estamos aqui para falar dos olhos e sim do sorriso dela, vamos a ele. O sorriso enigmático da obra não é exclusividade dele, existem outras obras de da Vinci que já é possível notar sua experimentação de diferentes técnicas para ter a mesma impressão de “movimento”.

A obra La Bella Principessa
sorriso-monalisaNesta obra é possível notar o início da utilização desta técnica, técnica esta que alcançaria seu auge em Mona Lisa, nesta obra que da Vinci fez para um nobre de Milão é possível notar que os “lábios” da moça, que está pintada no quadro, se movem delicadamente formando um sorriso suave, isso só era possível se perceber caso a pessoa ficasse a cerca de dois metros da obra e se movesse lentamente, olhando para os lábios da pintura.

Caso o olhar fosse direcionado para os olhos, o efeito mudaria completamente, o rosto da pintura toma uma feição séria e muitas vezes ameaçadora. Esta foi uma versão experimental de da Vinci, em suas outras obras o pintor aprimoraria esta técnica, tantas foram as obras no qual da Vinci aplicou este estilo de pintura, que fica impossível nomear todas.

A concepção de Mona Lisa
Não se sabe exatamente quem era Mona Lisa, alguns estudiosos acreditam ser uma nobre que não buscou o quadro após pronto, já outros acreditam ser uma prostituta da época, já que a pintura foi considerada erótica e imoral para a época, isso devido ao fato da pintura mostrar parte do busto da mulher.

sorriso-monalisa-1Já a versão mais creditada da real identidade de Mona Lisa é que a mulher da pintura seria, na realidade, o próprio Leonardo da Vinci, em sua versão transvestida de mulher. Essa versão é creditada devido ao interesse incomum de comparar homem e mulher como um só.



Projetando a Mona Lisa
Estima-se que o projeto para a realização da obra durou anos, até que finalmente chegasse ao resultado que vemos hoje. Uma obra misteriosa que intriga até aos mais brilhantes estudiosos de arte do mundo.

O segredo do sorriso
O sorriso de Mona Lisa não esconde nenhum segredo decifrável para nós da atualidade, se ele realmente tinha algum significado na época, atualmente não tem mais. A única dúvida que ainda resta é qual foi a concepção de Leonardo para tal obra, como ele pensou nas formas para fazer de um quadro “comum”, o mais famoso de todos os tempos.

Na minha opinião, Leonardo foi um gênio incomparável e conseguiu este resultado incrível somente se utilizando da observação, ele não tinha nenhum poder mágico e muito menos pacto com um demônio, ele era somente um homem brilhante que sabia usar sua inteligência.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e se possível deixe um comentário!

Postar um comentário

0 Comentários