|
A história humana é uma história de erros. Alguns estudiosos acreditam que o fato de cometermos erros é que nos torna humanos.
Os erros já tiveram péssima imagem.
Os antigos filósofos os viam como prova da imperfeição da humanidade. Sêneca, o pensador romano, achava que os erros eram causados, por exemplo, pela apatia e pelo comportamento do tipo “maria vai com as outras”. Entretanto, desde aquela época, cometer erros se tornou totalmente aceitável.
Hoje os estudiosos consideram o princípio da tentativa e erro não apenas perfeitamente normal como absolutamente necessário. Para entender melhor essa questão, Selecionamos 9 erros na história a fim de que você, leitor, tire suas próprias conclusões.
Foi essa a afirmação do cirurgião americano Ian MacDonald na década de 1950. Dizia‑se que a fumaça do cigarro era eficaz contra a doença de Parkinson, estimulava a capacidade intelectual e aumentava a eficiência no trabalho. A verdade é que o uso de nicotina é responsável por 5 milhões de mortes por ano no mundo inteiro, e 25% a 30% de todas as mortes por câncer são causadas pelo tabagismo.
2- Cheiro ruim provoca doenças
Hipócrates era o médico mais famoso do mundo antigo, mas isso não o impediu de ser fonte de várias concepções erradas. Ele acreditava que o mau cheiro da água parada e o ar fétido contido nela adoeciam quem o respirasse. Ele o chamava de miasma, e esse foi um conceito médico aceito até o século 19. O lado bom é que a teoria do miasma levou as autoridades a tentar drenar os pântanos e aprimorar o sistema de esgotos para se livrar do cheiro. O lado ruim é que essas mesmas ações provocaram novos contágios. Foi assim em 1832, durante a epidemia de cólera em Londres. Quando os primeiros pacientes morreram, as autoridades locais ordenaram que o lixo e a lama dos esgotos malcheirosos fossem jogados no Rio Tâmisa. Assim se livraram do fedor, mas milhares de pessoas ainda morreram, pois a água potável da cidade vinha do rio, contaminado a partir de então pela tentativa de erradicar o miasma. A cólera é causada por bactérias e não por cheiros, mas demorou muito para que isso fosse aceito.
3- As mulheres são inferiores
Platão, o filósofo grego, acreditava que as mulheres teriam sido homens libertinos em vidas anteriores e, como punição, haviam voltado ao mundo como mulheres. “Só os homens são feitos diretamente pelos deuses e têm alma. Os virtuosos voltam às estrelas, mas pode‑se corretamente supor que os covardes e os não virtuosos são transformados em mulheres na segunda encarnação.” A situação não melhora na Bíblia, que diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e nele soprou o seu espírito. A mulher, por sua vez, foi feita com uma das costelas do homem e também não recebeu alma. Portanto, as mulheres, consideradas inferiores, foram oprimidas, maltratadas e mortas durante milhares de anos. Há apenas 80 anos, as brasileiras não tinham direito de voto, e até hoje é difícil ou impossível para as mulheres participar de votações na Arábia Saudita, no Butão e no Brunei. Pelo menos já se provou cientificamente que a teoria de que as mulheres são inferiores é falsa.
4- O Alasca não vale nada
Em 1867, a Rússia vendeu aos Estados Unidos, por apenas 7,2 milhões de dólares, o vasto território do Alasca. Todos achavam que o Alasca não valia quase nada por causa do frio e de todas as geleiras. Um erro e tanto. Hoje esse estado americano rende num único dia mais que o valor por que foi vendido, só com a produção de petróleo.
5- O Sol gira em torno da Terra
Até o século 17, acreditava‑se que a Terra ficava no centro do Universo. Mesmo quando cientistas como Nicolau Copérnico, Johannes Kepler e Galileu Galilei provaram de forma bastante inequívoca que a Terra gira em torno do Sol, ninguém quis escutar, muito menos a Igreja Católica. Aos seus olhos, isso contradizia a História da Criação, e os inquisidores perseguiam quem pensasse o contrário.“O pressuposto de que o Sol está no centro e não gira em torno da Terra é tolo, absurdo, teologicamente insensato e herético”, disse a Inquisição a Galileu. Em 1600, o polímata Giordano Bruno foi queimado na fogueira, e suas obras ficaram, até 1966, no Índex – a lista de livros proibidos. Ele afirmara, corretamente, que o Universo é infinito no tempo e no espaço e composto de um número incontável de sistemas solares. Ao receber a pena, ele deu uma resposta famosa: “Vocês talvez sintam maior temor ao pronunciar esta sentença do que eu ao ouvi‑la.”
6- Cocaína é remédio

7- A Terra é plana
O povo da Mesopotâmia – atual Iraque – acreditava que a Terra era um disco que flutuava no oceano primordial. Os seres humanos viviam sobre o disco, acima do qual ficava o arco do céu, onde residiam os deuses, e debaixo dele ficava o submundo. Durante milhares de anos, a crença de que a Terra era plana impediu o ser humano de se aventurar longe das águas costeiras para explorar o oceano. Eles temiam cair no submundo pela borda do disco ou, pior ainda, cair no vácuo. Entretanto, ainda na Antiguidade ficou claro que a Terra não podia ser plana. Pitágoras e Aristóteles declararam que ela era redonda. A partir de então, a teoria de que a Terra era plana ficou bastante desacreditada, até mesmo pela Igreja Católica. Assim, em 1492, quando navegou para oeste em busca do caminho marítimo para as Índias, Cristóvão Colombo não tinha o mínimo medo de cair no fim do mundo. Os primeiros globos terrestres começaram a aparecer naquela época. Mas neles não havia a América. Então, embora tivesse encontrado a América, Colombo passou a vida inteira acreditando que tinha navegado até as Índias, mas o engano só foi percebido depois de sua morte.
8- O comunismo torna o mundo melhor

9- A Invencível Armada espanhola
Em 1588, o rei Filipe II da Espanha achou que conseguiria derrubar a rainha da Inglaterra enviando para o norte navios e soldados em número suficiente. Foi um erro. Sua poderosa armada de 130 navios, com mais de 2.400 canhões e 26 mil homens a bordo, foi frustrada por ventos desfavoráveis e pelos navios ingleses, mais rápidos e mais manobráveis. Somente 60 belonaves conseguiram voltar à Espanha, e metade dos soldados pereceu. Isso marcou o começo da derrocada do poderio imperial espanhol.
E ai curtiu Deixe seu like compartilhe para seus amigos ;)
E ai curtiu Deixe seu like compartilhe para seus amigos ;)
0 Comentários